Total de Visitas

domingo, 3 de julho de 2011

Entender a vontade de Deus nem sempre é fácil, mas crêr que ele está no controle de tudo faz a caminhada valer a pena.


Sempre nos indagamos se é possível conhecer a vontade de Deus. Se não é, estamos dispensados de obedecê-la e jamais poderemos ser julgados por isso. Se é, você a conhece? Se conhece, tem-na obedecido? Deus nos pediria algo impossível de se praticar? Haverá então alguma razão para não obedecermos à sua vontade?
Jesus ensinou a orar "seja feita a tua vontade" (Mateus 6:10). Uma das condições para a eficácia na oração está em que ela seja feita segundo a vontade de Deus (1 João 5:14). A entrada no reino do céu está reservada àqueles que fazem a vontade de Deus (1 Coríntios 6:9-10; Gálatas 5:19-21). Temos de concluir que é possível conhecer e fazer a vontade de Deus.
A única razão para não nos submetermos à vontade de Deus é a desobediência, a ignorância ou, o desinteresse em não querer conhecê-la. Porém, isto não é característica de um filho de Deus, é? Será possível amar a Deus e não O obedecer, conhecer ou se interessar por Ele?
Temos sentido a necessidade, o desejo, e o anseio por conhecer e fazer a vontade de Deus? Este foi o sentimento do salmista. "Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus" (Salmo 143:10). Você já disse isto para Deus? Se Ele é o seu Deus, vai lhe ensinar a Sua vontade, vai te mostrar o caminho a seguir! Clame a Ele

Precisamos procurar entender o que Deus quer de nós. Paulo diz: "Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor" (Efésios 5:17). A maneira como temos vivido, nossas ações e reações, falam muito a nosso respeito, se temos sido pessoas sem juízo, insensatas, ou pessoas que procuram entender e praticar a vontade de Deus.
E o que Deus quer de mim? O apóstolo responde: procure entender, esforce-se, pense, analise o resultado das suas ações e decisões e descobrirás se Deus aprovou ou não. Precisamos urgentemente ser enchidos com este pleno conhecimento da vontade de Deus, pois só assim poderemos viver e agir como o Senhor quer. "Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual" (Colossenses 1:9).
 
Aquele que quer, deseja e procura, é o que vai receber e ser ensinado por Deus. Este derramar, é proporcional à busca e dedicação. Quando eu busco conhecer a vontade de Deus, Ele me concede conhecer e me incentiva a executar esta vontade. Sou impelido a buscar, recebo maior conhecimento, e obedeço ainda mais. O ciclo é contínuo e crescente - o desejo, o derramar e o realizar.
Você tem buscado conhecer a vontade de Deus? Sente-se disposto a isto? Está firme neste propósito? É Preciso ter disposição e prazer em fazer a vontade de Deus. Essa foi a declaração do salmista: "Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração" (Salmo 40:8). Veja Jonas como o exemplo de que disposição não é suficiente, antes, precisa ser acompanhada do prazer.

Quantos de nós nos encontramos resistindo à vontade de Deus? Quantos de nós nos encontramos questionando a vontade de Deus, se ela é realmente a melhor? E quantas vezes, como Jonas, até nos dispomos a obedecer mas, não sentimos nenhum prazer, nenhuma alegria. Fazemos apenas pelo senso de dever, ou por temor, e não sem murmuração e intermináveis indagações.
A vontade de Deus te desagrada ou te dá prazer? Pense comigo: Deus pediria algo além das nossas possibilidades de realização? Pediria algo que vai nos tornar infelizes, apenas por capricho divino?
O autor de Hebreus nos diz: "É nessa vontade dele que temos sido santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para sempre" (10:10). E Paulo aos Filipenses, diz: "Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade" (2:13). Ele certamente nos capacita, nos dá o poder, o prazer e as condições necessárias para cumprir a Sua vontade. Na verdade, só seremos verdadeiramente felizes e realizados, quando estivermos vivendo de acordo com a vontade de Deus.

Resumindo. Precisamos nos lembrar que Deus quer que a Sua vontade seja conhecida e praticada; Ele nos permite conhecer a Sua vontade; Ele mesmo nos ensina e instrui; Se revela a nós e nos dá entendimento; e, acima de tudo, o poder, o prazer e a capacitação necessária para a realização desta vontade.
Então, você está disposto a conhecer e fazer a vontade de Deus? É este o seu mais profundo desejo? Agora já sabe que é possível e preciso. Que possamos formar coro com João Calvino e dizer: "Renunciei a todas as coisas por amor a Cristo e, o que tenho encontrado? Tenho encontrado todas as coisas em Cristo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário